terça-feira, 9 de setembro de 2008

Obesidade Mental

O professor Andrew Oitke publicou o seu polémico livro « Mental Obesity » que revolucionou os campos da educação, jornalismo e relações sociais em geral.
Segundo o autor, « as pessoas viciaram-se em estereótipos, juízos apressados, pensamentos tacanhos, condenações precipitadas. Todos têm opinião sobre tudo, mas não conhecem nada. O conhecimento das pessoas aumentou, mas é feito de banalidades. Todos acham que Saddam foi mau e Mandella é bom, mas nem deconfiam porquê. Todos enunciam o teorema de Pitágoras, mas desconhecem o que é um cateto.
Os cozinheiros deste fast food intelectual são os jornalistas e comentadores, os editores da informação, romancistas, realizadores de cinema, etc. Os telejornais e telenovelas são os hamburgers do espírito, as revistas e romances são os donuts da imaginação ».
O problema central está na família e na escola. Não se entende como é que tantos educadores aceitam que a dieta mental das crianças seja composta por desenhos animados violentos, videojogos e telenovelas. Com uma alimentação intelectual tão carregada de adrenalina, romance, violência e emoção, é normal que esses jovens nunca consigam ter uma vida saudável e equilibrada.
Não admira que, no meio da prosperidade e abundância, as grandes realizações do espírito humano estejam em decadência. Não se trata do fim da civilização, como alguns apregoam. É só uma questão de obesidade. O homem moderno está adiposo no raciocínio, gostos e sentimentos.
O mundo não precisa de reformas, mas sobretudo de DIETA MENTAL.

Sem comentários: